Problemas comuns da grama

Ter uma grama bem bonita em sua residência ou empresa implica na necessidade de cuidados básicos, caso contrário, a saúde geral do seu gramado poderá ficar comprometida.

By Sandro H. Nakaguma

close-up-of-flowers-growing-in-field-333779

Ervas Daninhas

Nesta categoria estão incluídos o dente-de-leão, o ranúnculo amarelo, margaridas, trevos diversos, cerastium, Aquiléa, salsinhas, flores azuis pequeninas. Se não forem tratadas, todas essas ervas daninhas do gramado começarão a se espalhar concorrendo com a grama por espaço, comida e luz, podendo gradualmente arruinar a aparência do gramado. Para matar as ervas daninhas sem danificar a grama, escolha um herbicida seletivo ou tratamento granular do gramado que mate as ervas daninhas do gramado.

photography-of-bricks-covered-with-moss-1089280

Musgos

Um problema sério em determinados meses do ano, mais freqüentemente encontrados onde a drenagem é ruim e o gramado se encontra na sombra. Aplicar um tratamento químico no gramado (procure informações sobre tratamentos químicos contra musgos em casas agropecuárias de sua confiança) e tente solucionar as causas do problema. Melhore a drenagem e aplique mais sementes de grama com uma mistura de sementes de grama especialmente indicada para áreas sombreadas para melhorar o vigor do gramado. Veja nossa seção de controle de musgo gramado para mais detalhes.

Casulos de vermes

Este tipo de problema não pode ser ignorado. Quando esmagado, os moldes destes vermes se tornam os pontos ideais para a proliferação de ervas-daninhas. Quando eles aparecerem, deixe-os secarem por completo e, em seguida, varra-os com uma vassoura com uma escova dura antes do corte da grama.

Empalhamento

Os restos de grama cortada acabam se tornando gradualmente em palha – uma camada de matéria orgânica morta ao nível do solo. A palha impede que a água passe por ele e aumenta a probabilidade de aparecerem doenças. Rastele a palha no início da primavera e retire-os. Procure sempre rastelar os restos de grama sempre que efetuar o corte.

Palidez

Este é um sintoma de desnutrição ou falta de alimentação. Sem a dieta equilibrada, correta, o gramado vai ficar fraco e pálido, devido ao esgotamento dos nutrientes disponíveis no solo. A alimentação suplementar enriquecida em nutrientes é a única forma de substituir esses alimentos perdidos. Molhar somente não vai resolver esse problema, procure um agrônomo para maiores informações.

Escalpelamento

Isto ocorre quando a grama é cortada mais que o necessário. Cortá-la demais pode deixar buracos que aumentam as chances de aparecerem musgos e ervas daninhas. Tente deixar no mínimo 2 centímetros de grama e cubra as partes esburacadas com um solo com grama enriquecida de nutrientes.