Muito já se tem discutido e em algumas cidades, já existe até projeto de lei sancionado sobre o assunto das Calçadas Ecológicas. Iremos agora tratar um pouco deste assunto.
Como já se sabe, a grama é um ótimo retentor de água e isso pode ser utilizado como uma das formas de se solucionar um grande problema que vivenciamos diuturnamente, principalmente em dias de chuva torrencial, ou seja, as inundações. Como todos sabemos também, o problema das inundações não somente estão co-relacionadas com as selvas de pedra que criamos como também ela é devia aos péssimos hábitos das populações das cidades, que jogam seu lixo de forma indiscriminada, em qualquer lugar e também devido às péssimas condições de nossos bueiros que não são limpos com a frequência necessária. É claro que se os maus-hábitos relacionados ao lixo não existissem, não seriam necessárias tantas limpezas dos bueiros das cidade, mas enfim, o que queremos mostrar aqui é uma outra forma de diminuirmos os problemas das enchentes, pelo menos em parte.
O que é uma calçada ecológica?
Uma calçada ecológica é uma área permeável criada nas calçadas com a finalidade de aumentar a área permeável de um município. Suas dimensões variam de município para município, mas podem ser aumentadas de acordo com a área disponível da calçada. Existem também, leis que regulamentam suas dimensões e formas, mas no geral, o objetivo maior é aumentar o escoamento das águas da chuva.
Algumas vantagens da calçada ecológica:
Algumas das desvantagens:
As listas acima estão longe de estarem completas, mas já é suficiente para corroborar com o fato de que todos temos muito a ganhar com a implementação deste tipo de calçada, tanto que muitas cidades já aderiram à ela, mas como todo trabalho público, demanda de muito tempo e dinheiro até que uma cidade toda possa passar pelas mudanças necessárias, no qual, sem a ajuda de sua própria população, seria descabível quaisquer projetos de grande abrangência como esta.
É fato que sem a ajuda dos moradores de seu município o projeto das calçadas ecológicas não teria a mínima chance de ser implementada na prática. Sendo assim, se cada um fizer sua parte neste processo, teremos cidades muito melhores no futuro, principalmente sabendo-se que nós seres-humanos somos os principais responsáveis pela destruição da natureza e que, para deixarmos um bom legado para nossas futuras gerações, é necessário que colaboremos não somente uns com os outros, mas também, dando nossa contribuição para a melhoria das condições de vida sem o prejuízo da natureza.
Se você for fazer parte desse grupo de pessoas que realmente está preocupado com a destruição da natureza, as enchentes das cidades e querer construir também uma calçada ecológica, a Grameira Marialva está a sua disposição oferecendo a grama necessária para que você possa transformar sua calçada e também seu modo de vida.